sábado, 16 de junho de 2012

o que é física?


A física (do grego antigo: φύσις physis "natureza") é a ciência que estuda a natureza e os fenômenos naturais do Universo. A física esta em praticamente em todos os aspectos do nosso dia a dia como sol matutino ao acordar, no movimento do veículo que leva à escola entre outros.
A física se divide em algumas partes:



Eletricidade: O estudo da eletricidade se iniciou na Antiguidade, por volta do século VI a.C, com o filósofo e matemático grego Tales de Mileto. O estudo da eletricidade se divide em três partes:
Eletrostática: é a parte que estuda o comportamento das cargas elétricas em repouso, por exemplo, o estudo e compreensão do que é carga elétrica.
Eletrodinâmica: essa é a parte que estuda as cargas elétricas quando em movimentação. Exemplo, corrente elétricos, os elementos de um circuito elétrico etc...


Eletromagnetismo: O Eletromagnetismo é o nome que se dá ao conjunto de teorias que Maxwell, apoiado em outras descobertas, desenvolveu e unificou para explicar a relação existente entre a eletricidade e o magnetismo. É a partir desse estudo que fica possível entender como ocorrem as transmissões de rádio e televisão, bem como entender o que vem a ser campo magnético, força magné




Ondas: No estudo da física, onda é uma perturbação que se propaga no espaço ou em qualquer outro meio, como, por exemplo, na água. ondas podem se classificar de acordo com a direção de propagação de energia, quanto à natureza das ondas e quanto à direção de propagação.
Quanto à direção de propagação de energia, as ondas se classificam da seguinte forma: 
·         Unidimensionais: propagam-se em uma única dimensão;
·         Bidimensionais: propagam-se num plano;
·         Tridimensionais: propagam-se em todas as direções. 
Quanto à natureza, as ondas se classificam em: 
  • Ondas mecânicas: são aquelas que necessitam de um meio material para se propagar como, por exemplo, onda em uma corda ou mesmo as ondas sonoras;
  • Ondas eletromagnéticas: são aquelas que não necessitam de meio material para se propagar, elas podem se propagar tanto no vácuo como também em certos tipos de materiais. São exemplos: a luz solar, as ondas de rádio, as micro-ondas, raios X, entre muitas outras. 
Quanto à direção de propagação, as ondas se classificam em: 
  • Ondas transversais: são aquelas que têm a direção de propagação perpendicular à direção de vibração como, por exemplo, as ondas eletromagnéticas.
  • Ondas longitudinais: nessas ondas a direção de propagação se coincide com a direção de vibração. Nos líquidos e gases a onda se propaga dessa forma.




Mecânica: é a parte da Física que estuda os movimentos dos corpos e seu repouso. Homens famosos como Aristóteles, Galileu e Ptolomeu foram alguns dos muitos cientistas que estiveram na busca por explicações sobre os movimentos, além de serem os responsáveis pelo estabelecimento de muitas das leis que hoje conhecemos.

A mecânica em si estuda os seguintes movimentos:

  • Movimento uniforme e uniformemente variado;
  • Movimento circular;
  • Lançamento vertical e oblíquo.
ela estudar esses movimentos que acontecem diariamente, e busca a explicação para as suas ocorrências, fazendo análises das forças que atuam sobre os corpos em repouso ou em movimento.


Termologia: é a parte da física que estuda o calor, ou seja, ela estuda as manifestações dos tipos de energia que de qualquer forma produzem variação de temperatura, aquecimento ou resfriamento, ou mesmo a mudança de estado físico da matéria, quando ela recebe ou perde calor. Ela também estuda as transferências de calor pela.
  • Convecção;
  • Irradiação;
  • Condução.


Óptica: é o ramo da física que estuda os fenômenos relacionados à luz. A óptica explica os fenômenos da reflexão, refração e difração. O estudo da óptica divide-se em duas partes:
Óptica geométrica: nessa parte são estudados os fenômenos ópticos relacionados às trajetórias seguidas pela luz. Para isso é necessária a noção de raio de luz e as leis que regulamentam o comportamento desses raios.
Óptica física: é a parte da óptica que estuda os fenômenos ópticos, levando em conta a teoria sobre a composição da luz.
São algumas das aplicações da óptica:
  • Na correção de defeitos visuais;
  • Na construção de instrumentos de observação como, por exemplo, os telescópios e microscópios;
  • Em câmeras fotográficas e na cinematografia.
 Entre muitas outras aplicações.


Física moderna: No final do séc. XIX, cientistas de todo o mundo acreditavam que os conhecimentos sobre as leis físicas tinham chegado ao fim. Até então, as leis do eletromagnetismo, propostas por James Clerck Maxwell e Michael Faraday, eram consideradas o ponto final do conhecimento físico, e nada mais poderia ser descoberto na ciência da natureza. Mas no ano de 1900, Max Planck, tentando explicar os fenômenos da radiação térmica, revolucionou a física, apresentando a mecânica quântica. Praticamente é o estuda tudo relacionado à física após 1900.


Física nuclear: Os estudos que estão diretamente relacionados à investigação do surgimento do universo, sua evolução, e estrutura são realizados pela Física Nuclear. As questões levantadas desde a Antiguidade, e que ficaram sem uma explicação plausível, fizeram com que os estudos da Física Nuclear abrangessem uma demanda maior de conhecimento que se estende desde as partículas fundamentais até às imensas estruturas que formam o Universo.

2 comentários:

  1. Muito Bom seu post! mas achei que ele ficou meio grande, mas no seu contexto está muito bom, palavreado corretamente. Parabens!

    ResponderExcluir
  2. Henrique muito bom seu trabalho ilustrações ótimas e coerentes,seu trabalho esta realmente muito completo e muito bem explicado.Parabéns.

    ResponderExcluir