sábado, 24 de março de 2012

Algumas Áreas de Biologia




Biologia (do grego bios=vida e logos=estudo, ou seja, o estudo da vida) é a ciência responsável pelo estuda da vida, para estudar os diversos aspectos inerentes aos seres vivos, de forma mais detalhada, a Biologia é subdividida em algumas áreas, tais como:





Astrobiologia (ou exobiologia e xenobiologia):
A etimologia de astrobiologia vem do grego antigo astron= estrela, constelação; bios=vida e logia=estudo. Essa é a área que estuda a possibilidade de vida em outro astro, nuvem interestelares, planeta, etc. Ela investiga como a vida se processa fora da Terra e o futuro da vida no Universo. Ou seja, é o estudo das origens, evolução, distribuição e futuro da vida em um contexto cósmico.Logo descobriremos a existência de vida fora do nosso planeta e isso pode provocar um choque na nossa vida e pois estamos acostumar a ser a única raça inteligente no momento.






zoologia:

zoologia (proveniente do grego zoon=animal e logos estudo) é a ciência dedicada ao estudo os animais no que se refere à sua biologia, genética, fisiologia, anatomia, ecologia, geografia e evolução. Seguindo a divisão proposta por Carolus Linnaeus, o reino animal é um dos cinco reinos, e é subdividido principalmente nos seguintes Filos: porífera, cnidários, platelmintos, nematelmintos, anelídeos, moluscos, artrópodes, equinodermos e cordados.

Podemos definir Zoologia como um ramo da Biologia que engloba todos os aspectos da biologia animal, inclusive relações entre animais e ambiente. Com esta definição, tão ampla, estudamos não apenas morfologia, sistemática e ecologia, mas também o funcionamento dos animais, constituintes químicos dos tecidos, formação e desenvolvimento, propriedades e funções celulares. E sem ela provavelmente nós não iríamos conhecer nada dos animais e em sua importância para a vida humana, apesar de muitos animais estarem em risco de extinção a zoologia tenta proteger criando reserva de animais.



Evolução:

Evolução (também conhecida como evolução biológica, genética ou orgânica), no ramo da biologia, é a mudança das características hereditárias de uma população de uma geração para outra. Em poucas palavras, como o processo de variação e adaptação de populações ao longo do tempo, podendo inclusive provocar o surgimento de novas espécies a partir de uma pré-existente.

Existe vários tipos de evolução um exemplo é a Hereditariedade, A herança em organismos ocorre por meio de caracteres discretos características particulares de um organismo. Em seres humanos, por exemplo, a cor dos olhos é uma característica herdada dos pais. Depois temos a Variação genética com a Mutação, Recombinação, Transferência horizontal de genes e Genética populacional. E sem esse estudo nós não saberíamos de onde nós surgimos e nem como nossos familiares tem semelhanças com nós.




Ecologia:

A ecologia (do grego “oikos", que significa casa, e "logos", estudo, reflexão) é a ciência que estuda as interações entre os organismos e seu ambiente, ou seja, é o estudo científico da distribuição e abundância dos seres vivos e das interações que determinam a sua distribuição. A Ecologia pode ser dividida em Autoecologia, Demoecologia e Sinecologia. Entretanto, diversos ramos tem surgido utilizando diversas áreas do conhecimento: Biologia da Conservação, Ecologia da Restauração, Ecologia Numérica, Ecologia Quantitativa, Ecologia Teórica, Macroecologia,Ecofisiologia, Agroecologia, Ecologia da Paisagem. Ainda pode-se dividir a Ecologia em Ecologia Vegetal e Animal e ainda em Ecologia Terrestre e Aquática. A Amazônia é o maior bioma terrestre do planeta e a maior floresta tropical úmida do mundo. Ocupa cerca de 5,5 milhões de km², divididos entre nove países: Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e Brasil, que possui o maior pedaço da floresta (3,3 milhões de km2, que ocupam aproximadamente 47% do território nacional). Sendo assim um lugar para se preservar apesar da queima de equitares e derrubar de árvores de grande porte a ecologia tenta melhorar e deter essas tragédias para que no futuro exista ainda o maior bioma da terra.




Genética:

Genética (do grego gennofazer nascer) é a ciência dos genes, da hereditariedade e da variação dos organismos. Ramo da biologia que estuda a forma como se transmitem as características biológicas de geração para geração. Os humanos, já no tempo da pré-história utilizavam conhecimentos de genética através da domesticação e do cruzamento seletivo de animais e plantas. Atualmente, a genética proporciona ferramentas importantes para a investigação das funções dos genes, isto é, a análise das interacções genéticas. No interior dos organismos, a informação genética está normalmente contida nos cromossomos, onde é representada na estrutura química da molécula de DNA. Agora na atualidade podemos usar a genética como um grande aliado em crimes e em outras coisa, pois foi desenvolveram exames que comparam o DNA com outros DNA e mostra o compatível. 




 

Assim da para perceber que a biologia sempre esta ao nosso redor, e sem ela nosso estaríamos perdidos e não existiria a medicina, conhecimentos sobre nossa evolução, genética e não saberíamos nem os perigos do nosso mundo e dos animais que sempre conviveram com nós desde o inicio da vida no nosso planeta.






Um comentário:

  1. Achei muito bom seu trabalho! Principalmente a área da astrobiologia, pois consegue fazer pensar em que fora da terra possui novas vidas, novas existências, sendo ainda uma ciência não muito estudada tendo poucas teorias, podendo ser no futuro uma grande área. Outra área que também vai fazer o futuro vai ser a ecologia, pois sem ela, podemos ter um mundo destruindo, muito explorado.

    ResponderExcluir